Notícias

Venda Direta aliada aos Produtos Promocionais

Publicado em 10/11/2015 15:41:14
A venda direta é um modelo de comércio de produtos e/ou serviços no qual as vendas são realizadas via vendedores que se deslocam até os compradores e negociam pessoalmente, sem que seja necessário um escritório, lojas ou estabelecimento comercial fixo. Tal formato foi criado por uma revendedora da Stanley Home, na década de 1950, nos Estados Unidos e, desde então, passou a ser a alternativa mais viável para diversas companhias e até mesmo startups distribuírem sua marca para um grande número de pessoas, expandindo sua atuação e aumentando o faturamento.

Com os avanços tecnológicos ocorridos depois da criação da venda direta − mais precisamente, nos últimos cincos anos − o modelo tem passado por uma promissora reinvenção, na qual as equipes de vendas ou revendedores isolados utilizam o poder dos aplicativos, softwares de automatização e ferramentas de marketing para distribuir os produtos e/ ou serviços com maior agilidade.

Se antes era indispensável reunir revendedores e líderes em uma sala física, hoje as conferências podem ser feitas via chat online (Skype ou Whats app, por exemplo), reduzindo o número de reuniões presenciais e aumentando a velocidade das tomadas de decisões. As ferramentas tecnológicas são igualmente aplicadas para automatizar processos de compra, cálculos de frete e meios de entrega durante a efetuação de pedidos diretos, além da gestão de comissionamentos e entrega de brindes para revendedores.

De acordo com a Davanas Brindes – empresa especializada em produtos promocionais para empresas dos mais diversos setores, incluindo as que utilizam o sistema de venda direta –, os programas de automatização facilitam o planejamento da entrega de brindes, entretanto, é necessário que os gestores e líderes estejam atentos ao diferencial “humano” no momento de valorizar seus revendedores e/ ou clientes após uma compra.

Isso significa que, embora a tecnologia seja fundamental para o modelo moderno de venda direta, não é aconselhável ignorar características relacionadas a perfis de cliente, criatividade, inovação e outros aspectos que apenas a mente humana é capaz de discernir no momento de criar uma estratégia de valorização com produtos promocionais. Nesse sentido, os softwares e aplicativos devem ser um suporte robusto para integrar os processos de dados e transformar a comunicação entre empresa e revendedores, mas sempre investindo na inteligência humana como a principal “comandante” das táticas de negócio.

Mais informações sobre produtos promocionais e estratégias de marketing, navegue pelo site.