Notícias

Marketing olfativo permite que marcas se diferenciem e atraiam clientes

Publicado em 15/09/2017 10:11:55
Pode parecer besteira ou algo secundário, mas o aroma que sentimos quando entramos em determinada loja ou recebemos um presente é parte importante do processo de compra e satisfação do cliente e tem sido cada vez mais explorado pelas marcas para alavancarem suas vendas e conquistarem o consumidor.

Existem marcas reconhecidas pelo cheiro. Você entra no estabelecimento e tem a certeza de que está no lugar certo. Essa identidade olfativa é extremamente importante, assim como a identidade visual, que também ajuda a fixar uma marca na cabeça do consumidor, fazendo com que ele sempre procure por aquele logo ou aquelas cores quando quiser adquirir um produto ou serviço.

Para transmitir a “essência”, as marcas investem em um cheiro exclusivo, podendo ser aplicado em estabelecimentos, hotéis e brindes, por exemplo. Estudos comprovam que a experiência olfativa pode estimular o consumidor a optar por determinado produto em detrimento de outro ou se lembrar de uma marca quando precisar do seu serviço.

Falando especificamente sobre brindes, além da experiência olfativa com fragrâncias aplicadas nos produtos, existe, ainda, aquele acessório que passa a integrar o dia a dia das pessoas, fazendo com que elas sempre tenham uma marca em mente e relacionem suas cores a uma ideia de qualidade e confiabilidade.

A empresa mineira Davanas Brindes, com ampla experiência nesse mercado e baseada em sua percepção dos desejos dos clientes, enfatiza que os chaveiros para brindes permitem que uma marca fique o tempo todo em contato com o consumidor, que se lembrará dela em algum momento, seja pela cor, pelo logo ou por algum outro gatilho que esse item despertará nela.

Investir em chaveiros personalizados é uma das formas mais antigas e ainda efetiva de despertar a lembrança. Basta apenas avaliar corretamente o público-alvo e o tipo de produto, bem como o acabamento e estilo que agradará os possíveis consumidores.