Notícias

Estratégias de Marketing para o jovem consumidor

Publicado em 30/11/2015 08:08:44
De modo especial, diversas empresas têm se dedicado às ações voltadas ao jovem consumidor, levando em conta que os indivíduos entre 18 e 29 anos influenciam expressivamente no mercado como um todo. E, para embasar tais ações, boa parte das marcas investe em estudos sobre perfis de consumo, jornadas de compra, estratégias de marketing e promocionais com brindes para jovens.

Relatórios sobre o planejamento de compra e as questões financeiras do jovem brasileiro demonstram que, independente do segmento, o imediatismo e a inovação são fatores determinantes na hora de projetar estratégias focadas nesse público. O primeiro refere-se ao comportamento do jovem em relação à gestão de sua renda mensal e seus desejos de consumo; já o segundo apresenta o diferencial que mais o atrai e encanta.

De acordo com a Davanas Brindes (http://www.davanasbrindes.com.br) − empresa especializada em brindes para jovens e outras faixas etárias − a inovação pode ser a protagonista das campanhas de marketing promocional quando a marca elege opções criativas de acessórios.

No entanto, o conceito estende-se ainda às estratégias disruptivas, incluindo o lançamento de novos produtos e/ou serviços; canais sinérgicos que unem a experiência de consumo física com a facilidade das compras virtuais; condições e formas de pagamento atrativas; praticidade e conveniência; lazer atrelado à compra; entre outras ações que exploram da melhor forma possível o poder de compra do jovem.

Tais estratégias refletem as mudanças pelas quais a geração passou em comparação aos seus pais. Enquanto a geração passada tinha pouco poder de consumo − já que necessitava priorizar o sustento básico −, os jovens dessa década desfrutam de uma renda voltada quase que exclusivamente para os seus gastos pessoais de vestuário, restaurante, baladas, aprimoramento de carreira e intercâmbios.

Sendo assim, é fácil concluir que o jovem consumidor exige não apenas uma promoção inovadora para despertar seu impulso de compra, mas também valores e diferenciais surpreendentes que consideram o seu estilo de vida e objetivos imediatos.