Notícias

Como se planejar em cenários incertos?

Publicado em 12/05/2015 06:24:48
"Não podemos banhar-nos duas vezes no mesmo rio, porque o rio não é mais o mesmo". A citação é do filósofo grego, Heráclito, que viveu entre 535 a.c e 475 a.c., e sintetiza a ideia de movimento eterno, de uma realidade que se mantém em fluxo e por isso sofre modificações constantes.

Mas, o que isso tem a ver com marketing, vendas e pessoas? Ora, tudo! Afinal, empresas e mercados estão em mudança contínua, transformando os cenários econômicos em mares turbulentos e incertos para quaisquer “navegadores”. Entretanto, o medo não pode nem deve paralisar quem já empreende ou deseja empreender... O segredo para entrar nesse mar está no planejamento estratégico.

Implementando ações em cenários desfavoráveis

Desde meados de 2014 especialistas já previam desaceleração no país, devido aos gargalos na estruturação fiscal e consequente aumento da inflação. O resultado é o menor poder de compra da população, redução dos créditos para micro e pequenas empresas e corte de custos nos mais diversos setores internos da indústria, comércio e varejo.

Diante desse panorama, é fundamental continuar apostando no marketing, reavaliando o potencial de suas ações, o grau de competitividade da marca e o nível de conhecimento do mercado. Tal avaliação é a primeira etapa, que deve estar diretamente conectada à segunda: diagnóstico de vendas.

Inicia-se então um mapeamento da distribuição, da forma como as demandas são atendidas e de como o cliente chega até sua empresa. Aqui também entra a análise de gestão de pessoas, com conclusões sobre como a equipe está engajada no atendimento e motivada a compreender as “facetas” do encantamento ao público. Ao fim, é indicado averiguar as finanças da empresa, de modo a mensurar o quanto há em caixa para bancar novas ideias envolvendo projetos de integração, investimentos em marketing, canais de distribuição, etc.

É importante frisar que cada etapa do diagnóstico deve ser feita considerando vários pontos de vista. Portanto, o ideal é reunir departamentos diversos, cada qual trabalhando em sinergia, fornecendo assim uma grande análise interconectada para embasar as ações táticas.

E, caso precise de assessoria na definição da melhor estratégia com os brindes corporativos, entre em contato com a Davanas Brindes e descubra como é possível apostar em promoções personalizadas mesmo em cenários incertos.