Notícias

As dificuldades da contratação de executivos em cidades do interior do Brasil

Publicado em 09/12/2016 11:55:14
Os executivos ganham cada vez mais destaque por seu papel de liderança e resultados apresentados. No entanto, estudos comprovam que a contratação destes profissionais em cidades do interior do país está cada vez mais limitada. Isso se dá por fatores de qualificação e, também, com oportunidades incompatíveis com as ofertas realizadas.

Um executivo deve ter algumas habilidades bastante desenvolvidas, como saber atuar em equipe e em condições de pressão. Além disso, cada vez mais se exige qualificações. Devido a estes fatores, áreas como engenharia, tecnologia da informação e finanças são as que mais têm sofrido com o desfalque de profissionais qualificados no interior.

A falta de uma formação adequada, no entanto, não é o único motivo para a dificuldade da contratação. As oportunidades de emprego e de vida pessoal disponibilizadas nas cidades do interior costumam ter aspectos diferentes do que as ofertadas nas capitais. Apesar das cidades do interior apresentarem um custo de vida mais baixo e maior qualidade de vida, principalmente para viver em família, estudos indicam que muitas ofertas nestes locais são recusadas pela pequena perspectiva de crescimento profissional e pouca estrutura urbana.

Para atrair esse perfil profissional, empresas sediadas em cidades menores têm utilizado diversos artifícios para a contratação e retenção deste capital humano. Até nas ações de endomarketing já se observa este movimento. Uma proposta utilizada como agrado a este perfil são os brindes executivos.

A proposta é muito utilizada para o público externo, principalmente em datas especiais. No entanto, recentemente a distribuição de presentes simbólicos e úteis aos colaboradores tem crescido. Este fato se dá pela valorização e mostra a sua importância no negócio.

Uma das empresas de brindes de Belho Horizonte por trás desta ideia é a Davanas. Ao identificar essa necessidade, a empresa mineira ampliou seu campo de atuação auxiliando mercados locais. Por esse motivo, a Davanas Brindes conta com uma linha exclusiva de kits executivos. Os brindes, que variam entre agendas, canetas e pen drives, tem o perfil de alto padrão e podem ser personalizados com a marca da empresa contratante.

A estratégia da distribuição de brindes executivos é uma forma de estabelecer conexões com os profissionais e aumentar a satisfação.