Notícias

A Mulher pós moderna e a exigencia da comunicação segmentada

Publicado em 20/08/2015 16:44:52
Se há alguns séculos o papel da mulher na sociedade se restringia a ser filha, esposa e dona de casa exemplar, na era pós-moderna ela ocupa múltiplas funções de “poder”, exercendo o talento feminino para empreender, administrar e trabalhar, tornando-se profissionais indispensáveis ao mercado de trabalho e, por consequência, à estrutura econômica do país.

Do ponto de vista sociológico, essa ascensão da mulher na sociedade deve-se inteiramente à luta pelos direitos engajada por diversos grupos humanistas que trouxeram o conceito de igualdade de gêneros para a conquista de um papel distinto daquele que era incentivado na época medieval, onde as mulheres deveriam ser submissas às imposições do sexo masculino.

De acordo com o psicólogo e sociólogo Raymundo de Lima, “a mulher pós-moderna é o resultado da ruptura de costumes que ocorreram a partir da década de 1970.” Hoje, uma mulher consegue ser mãe e advogada, esposa e diretora de uma empresa, solteira e executiva, dentre outras várias combinações de “estado civil-familiar” e profissional. Há ainda as mulheres que além de cumprirem com todas essas funções, lideram movimentos ativistas, ONGs, projetos artísticos e econômicos como verdadeiras agentes de transformação social.

As duplas e até triplas jornadas de trabalho refletem a autonomia da mulher que se desafia todos os dias a cumprir uma agenda cheia de compromissos e conseguir ter tempo para si mesma, dentro e fora do lar. Cuidar da vida íntima e da feminilidade é algo essencial para que as mulheres estejam sempre realizadas em seus cargos e funções, considerando que, embora elas possuam toda a garra e força fundamentais à rotina pós-moderna, elas jamais perderam a delicadeza natural do sexo feminino.

Inclusive, o mercado de trabalho tem, aos poucos, valorizado cada vez mais as mulheres que se demostram capacitadas, inteligentes e, ao mesmo tempo, preservam a elegância e simpatia no momento de conduzir negociações, reuniões e treinamentos. Há corporações e segmentos específicos que priorizam as perspectivas femininas quando é necessário fazer análises ricas em detalhes que determinarão o sucesso na performance de um produto, serviço ou projeto.

Organizador de Bolsa BAG in BAG

A valorização da mulher também tem se visto em campanhas de comunicação e fidelização. Comumente, são realizadas ações promocionais com os famosos brindes femininos. A empresa mineira, Davanas Brindes, apresentou um portfólio exclusivo de brindes para mulher.