Notícias

A evolução no armazenamento dos dados

Publicado em 11/08/2015 15:38:19
O homem pré-histórico tinha basicamente duas preocupações: abrigar-se contra o frio, vento e chuva; caçar sua alimentação para sobreviver. Com o passar dos milênios a espécie evoluiu ao ponto de criar maneiras para facilitar a coleta de alimentos e o seu armazenamento. Registros históricos comprovam que as primeiras civilizações do Egito já possuíam técnicas para armazenagem dos grãos e conservação de peixes. Em meados do século XIV é inventada a primeira geladeira industrial e, posteriormente, um grande número delas ocupam também os espaços residenciais.

Em pleno século XXI ninguém se preocupa em como guardar um iogurte, o restante do jantar ou a carne para o churrasco do fim de semana; basta abrir a geladeira e está tudo resolvido. Há, contudo, outro problema: como guardar as imagens da câmera digital pra fazer novas fotografias? Ou, onde guardar aqueles arquivos de vídeo e música baixados na internet? Por sorte, também já existe uma solução para o armazenamento de informações: os pen-drives e cartões de memória.

Há quem diga que em um futuro não muito distante o volume de informações produzido pela humanidade só será suportável por dispositivos com capacidade de armazenamento quintuplicada, quando comparados aos dispositivos atuais. Evidentemente, a previsão é fundamentada em vasto sentido lógico, considerando que ainda no início do século eram utilizados disquetes de pouca capacidade, vistos atualmente como algo obsoleto.

Opções como o armazenamento na “nuvem” – também conhecido como cloud computing – já estão sendo utilizadas desde 2007 para tentar “conter” os problemas de armazenamento de dados em ambientes públicos, corporativos e individuais. No que se refere à interpretação de dados que surgem em grande volume, variedade e velocidade, a tecnologia definida como Big Data tem sido a solução para coleta e extração de valores das informações acumuladas em interações sociais da internet e softwares de mapeamento, por exemplo.

Pen Drive PEOPLE

Além da utilização dessas ferramentas avançadas para armazenamento e compreensão dos dados, diversos administradores e líderes de departamentos corporativos estão buscando alternativas simples para gestão das informações essenciais ao cotidiano da empresa. Uma das ideias é presentear aos colaboradores com pen drives personalizados, de modo a fornecer um dispositivo exclusivo para o armazenamento de arquivos relacionados ao trabalho. Vejas as opções de pen drives personalizados na Davanas Brindes.