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Sustentabilidade corporativa: ações internas e externas precisam caminhar lado a lado

Publicado em 10/02/2016 06:44:33
As estratégias de marketing promocional com brindes sustentáveis tornaram-se a preferência de várias empresas desde que a mídia e entidades governamentais iniciaram um engajamento em prol do desenvolvimento sustentável. E além de investirem na sustentabilidade como tema também no marketing promocional, um grande número de empresas tem implementado mudanças em sua gestão e métodos de produção para defender a “causa verde”.

Isso significa que, em muitas empresas, as mudanças estão ocorrendo de dentro para fora e que os esforços para contribuir com a sustentabilidade não estão limitados apenas às ações de marketing. Ainda assim, as promoções com um brinde personalizado e sustentável têm sido a primeira ação das empresas que acabaram de aderir à causa, já que, no geral, as mudanças internas exigem um longo prazo para serem implantadas definitivamente.

De acordo com a Davanas Brindes - empresa do setor promocional especializada em brindes -, as ações promocionais com acessórios sustentáveis podem ser planejadas e divulgadas em um curto período de tempo. Desse modo, a empresa não precisa adiar seu apoio à causa verde até a consumação das mudanças internas.

Pen Drive BAMBOO Ecolgico 4GB

Outro lado positivo das ações promocionais embasadas na sustentabilidade é que o “alerta ambiental” acaba sendo utilizado em um contexto estratégico uma vez que, enquanto a empresa divulga a sua mensagem ecológica por meio de produtos produzidos em materiais reciclados, ela estará surpreendendo ao seu público com um presente funcional, aumentando assim suas chances de marcar na lembrança do destinatário.

Mochila PET Reciclada

É importante frisar, contudo, que mesmo depois de dar o primeiro passo, é fundamental seguir com um plano de gestão e expansão sustentável. Afinal, a conquista do “selo verde” só é alcançada quando a empresa aplica a filosofia de preservação ambiental em toda a sua cadeia produtiva, indo desde a aquisição de matérias primas até a chegada do produto ou serviço ao consumidor.

Por fim, cabe às empresas projetarem as mudanças plausíveis em curto, médio e longo prazo, sempre considerando os impactos de suas atividades em meio ambiental e social. Embora algumas mudanças demorem anos para serem implantadas, a maioria pode apostar em atitudes imediatas como a troca de papel por documentos digitalizados, a coleta seletiva do lixo produzido, incentivo a realização de trabalho voluntário, entre outras pequenas ações capazes de gerar grandes resultados.