Notícias

Como a tecnologia influencia o relacionamento das marcas com o consumidor

Publicado em 15/01/2016 06:53:30
De ano em ano, os gigantes globais e startups apresentam ao mercado novas tecnologias. E o fato é que o público não só as assimila, como também as incorpora ao seu estilo de vida.

Diante das inovações, muitos acabam aderindo uma série de hábitos e tendências, às vezes até mesmo sem perceber. Isto ocorre porque a tecnologia influencia significativamente o estilo de vida moderno, mesmo quando estes já estão tão adaptados que não se dão conta das transformações ocasionadas em seu dia a dia.

Para 2016, especialistas em comportamento e tendências tecnológicas indicam que estas mudanças serão mais acentuadas, na maneira como as pessoas interagem; viajam e trafegam; praticam esportes e acionam serviços de emergência; por exemplo. Trata-se de um resultado da “internet das coisas”, que será colocada em prática para construir um cotidiano em que aparelhos domésticos, objetos, carros, artigos de vestuário são conectados às redes para adquirir funções inteligentes.

E, de acordo com a Davanas Brindes – empresa especializada em brindes personalizados –, as tendências tecnológicas também alterarão a maneira como as marcas planejam suas estratégias de promoção. Como o público buscará experiências mais otimizadas com a tecnologia, boa parte dos gestores dará preferência aos acessórios tecnológicos no momento de presentear clientes e/ou colaboradores.

No que concerne à interação dos consumidores, aumentará a busca por informações e no esclarecimento de dúvidas através das redes sociais, bem como o compartilhamento de opiniões e avaliações que possam influenciar na decisão de compra de terceiros. Paralelo a isso, o consumo de conteúdo será um dos fatores determinantes para a finalização ou abandono de uma compra, já que o público permanecerá engajado em pesquisar e comparar produtos e serviços.

Finalmente, é fácil concluir que o ano de 2016 reserva tendências promissoras em âmbito tecnológico. Resta às marcas e empresas atuarem em sintonia com as mudanças que estão por vir, utilizando as inovações como “alavancas” para sua expansão no mercado.